SARC


O SARC é o sistema de Atendimento e Registros Clínicos, desenvolvido para o Centro Estadual de Oncologia da Bahia – CICAN, que é uma Unidade de Saúde Pública que diagnostica e trata pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

O sistema foi desenvolvido para melhorar o tempo de espera dos pacientes quando o mesmo chega para ser atendido no CICAN, sistematizar e organizar os processos de atendimento, além de melhorar a gestão dos mesmos com consultas e relatórios que permitem acompanhar em tempo real a situação do atendimento de cada paciente.

O sistema possui as seguintes características:

– Agendar o atendimento dos pacientes com base nos limites de horários e número de atendimentos por profissional;
– Registrar o atendimento dos pacientes que foram agendados e também os que foram atendidos de forma avulsa;
– Fila de espera de atendimento, permitindo visualizar os pacientes por ordem de chegada ou hora agendada do atendimento;
– Emissão de senha de atendimento;
– Cadastro do paciente com geração de etiqueta do prontuário com código de barras;
– Sistema modularizado, com módulos de Administração, agendamento, atendimento, faturamento e emissão de relatórios;
– Sistema baseado na web, podendo ser acessado por diversos computadores simultaneamente;
– Módulo de faturamento de APAC e BPA nos padrões do Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA do DataSUS;
– Recebimento de amostras laboratoriais, que gerencia o fluxo da análise do material, desde a entrega até a liberação do laudo da amostra;

Os principais ganhos com o uso do SARC foram a redução do tempo de atendimento, após a chegada no CICAN, redução do número de pessoas envolvidas no atendimento, pois procedimentos como geração de ordem de serviço e outras foram automatizadas, possibilitando alocar os atendentes em funções que precisavam de mais atenção desses profissionais e maior controle dos tempos de atendimento de cada paciente.